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  Artigo: Como crescer numa HIPERCOMPETIÇÃO?  
     

 

1-Invista em treinamento, motivação e atendimento. Se, no passado, era apenas uma frase de efeito, agora é pra valer: o cliente é REI! Conscientize-se: é ele quem paga as suas contas. Um rei fica magoado facilmente. Trate muito bem um rei.  Atenção TOTAL ao cliente quando ele procurar sua empresa. Pare tudo o que estiver fazendo, o cliente chegou! Quem estiver com o cliente não atenda telefone celular nem fixo, não entre em conversas paralelas com colegas, não se distraia um minuto. Concentração máxima. Melhore o seu atendimento urgentemente! Atendimento excelente é a arma mais letal para vencer o seu concorrente. Não existe nada mais moderno do que atendimento excelente. Pense em atendimento 24 horas por dia. Monte um projeto de atendimento-show! Envolva sua equipe. Você sente orgulho do seu atendimento? Não? Sabe o que falta para ser excelente?

 

Decidir que vai ser excelente! É simples assim. Uma equipe despreparada é uma tragédia. Perde-se uma venda atrás da outra. Invista em gente. Participe de palestras, cursos, seminários. Leia livros. Cada dólar investido em capacitação representa cinco para o seu caixa.

 

2- Você tem de dominar o assunto.  Numa hipercompetição, o ser humano tem de brilhar. O profissional que é fraco no que faz está desempregado. O bom profissional é candidato a desemprego. Só há lugar para quem é excelente. Você sabe que tem condição para ser excelente. Persiga a excelência. É preciso ser uma autoridade no que você faz. Você tem de ser muito bom no que faz! Ande acima da média. Tem de ter um comportamento tremendamente profissional. Você tem de sentir orgulho pelo seu trabalho. Você tem de ser  respeitado e admirado pelas pessoas. Tem de ser muito competitivo. O mercado tem de lhe querer. Você tem de ser excepcionalmente bom em sua profissão. O melhor cardiologista da sua cidade fala em coração 24 horas por dia.

 

3- Coragem para fazer sucesso. Coragem para comunicar o seu talento ao mundo. Você vai precisar de muita coragem para prosperar nessa hipercompetição. Vivemos num ambiente desencorajador. Numa sociedade derrotista. O mal é prioridade. O medo está varrendo o mundo. É preciso muita coragem para vencer na vida, é preciso muita ousadia para encarar as forças do mal. Eu prefiro pedir desculpas do que pedir licença. Se errar, peça desculpa. Tente outra vez. O “não” eu já tenho, preciso batalhar pelo SIM!

 

4- Seja diferente.  Saia do seu quadrado, abra a cabeça! Promova uma revolução a cada três meses em sua empresa e em sua vida. R-e-v-o-l-u-ç-ã-o. Será que você me entendeu? Revolução é diferente de mudança. Seja radicalmente diferente do seu concorrente, seja original. Fuja da praga da mesmice. Seja diferente no uniforme, na forma de se vestir. Todas as empresas oferecem cafezinho, isso é comum.  Ofereça chá, suco de  frutas, e cafezinho, e bolachas, e pão de queijo, e balas, e pirulitos, e pipoca. Alterne o cardápio. Avalie o impacto dessa ideia em seus clientes, não se assuste, não faça contas apenas do custo, pense no benefício e mude ou siga em frente.  Se os seus concorrentes não oferecem esses mimos, parta na frente, invente o futuro, vire notícia, consiga matérias jornalísticas espontâneas. Não leia notícia, seja notícia! Você tem de encontrar um diferencial competitivo. Você não pode ser igual ao seu concorrente, você pode até buscar casos bem-sucedidos para se inspirar, mas não faça uma cópia.  Teste novas ideias. Ouse. Cause impacto. Crie a sua própria fórmula do sucesso. Caminhe por caminhos não caminhados.

 

Muita atenção: Pense nas mulheres, elas vão dominar o mundo, elas mandam, elas formam o maior e mais poderoso mercado do planeta. Elas estão com dinheiro, elas influenciam a maioria absoluta das decisões de compra, elas são formadoras de opinião, elas são poderosas, elas são sensíveis, elas são emocionais, elas são sensoriais, elas espalham boas notícias sobre o bom atendimento da sua empresa, falam para quinhentas amigas quando são maltratadas, elas atuam em rede, elas merecem e devem ser atendidas e tratadas de forma absolutamente diferente. Respeitem as mulheres!

 

5- Você tem que ser obsessivo por vendas. Maníaco por vendas.
Faça uma transfusão de sangue, coloque o sangue de um grande vendedor em suas veias. Não importa a sua profissão, você terá que se transformar num EXCELENTE VENDEDOR. Vendedor: essa palavra o incomoda, lhe causa vergonha? Se respondeu sim, você está frito! É preciso MENTALIDADE DE VENDAS. Faça um bom curso de vendas. Coma, durma, respire venda. É impressionante como as pessoas não falam em vendas, em cliente, em metas. Esqueça o governo. Substitua a palavra presidente por CLIENTE. CLIENTE. CLIENTE. Quanto maior a competição, maior a obsessão por venda. Foco nas vendas. Foco nas metas. Ninguém cresce apenas enxugando custos. Monitore suas vendas duas vezes ao dia. Não é exagero. Eu falei “duas vezes ao dia!”  Agindo assim, acaba-se a crise em sua empresa.

 

6- Agressividade. Compreenda que você não alcançará sucesso com timidez. Há um ditado que diz: “Um mendigo tímido termina o dia com a sacola vazia!” Agressividade, determinação, persistência. Refiro-me a uma agressividade inteligente, controlada, que não irrite o seu cliente. Creia: a timidez também irrita muito o seu cliente.  Ache o ponto de equilíbrio. Se você vai vender um projeto e precisa de patrocinadores, não desanime no segundo “não” que ouvir. Numa guerra, as coisas são muito mais difíceis de se conseguir. Tente de novo, mais uma vez e mais uma vez.

 

7- Seja maníaco por promoção. O consumidor está viciado em promoção. Sam Walton, fundador do Wal-Mart, o maior varejista do mundo, sempre foi conhecido mundialmente como o “Rei da Promoção”. Promoção não significa vender com prejuízo! Promoção significa agitar a sua empresa o ano inteiro. Invente, crie, faça barulho.  Isso gera uma energia fantástica.

 

8- Seja rápido nas respostas. Quando um cliente lhe solicitar uma cotação de preços, pelo amor de DEUS, responda rápido. Recentemente, estava negociando a troca de alguns móveis do meu escritório e fiquei chocado com a lentidão das respostas à minha solicitação, do envio do meu orçamento. Ganhou o negócio o mais ágil, o mais persistente!

 

9- Jamais perca a fé, a persistência.  O mundo é fé em Deus, em si mesmo, em sua empresa, em seu país. Persistência representa 98% do atingimento de uma meta!

 

10- Jamais perca o foco.  Há uma tendência natural de muitas pessoas, ao se deparar com maiores dificuldades, como o aumento da concorrência, a procurar imediatamente outra atividade para dividir sua energia. É um grande erro! A outra atividade também é muito concorrida. Foco. Foco. Foco. Quanto maior a competição, mais focado deve ser o ser humano.

 

 
Rogério Caldas é conferencista e consultor de marketing motivacional.
         
 
 

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